sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Um exemplo de que sempre há opção

Não sou a favor da pena de morte. Também não sou a favor de justiceiros. Se cada um resolver fazer justiça com as próprias mãos, logo não sobrará ninguém para contar a história, além do fato de que todos nos tornaríamos assassinos, portanto, criminosos. Por outro lado, essa história de que fulano é vitima do sistema e ciclano é só um pobre coitado que não tinha escolha também não cola. Todo mundo tem escolha. Eu digo isso porque conheço gente que já passou por poucas e boas, já viveu na miséria, sofreu com a violência desde pequeno, foi obrigado a fazer trabalho pesado numa idade em que a única obrigação de uma pessoa deveria ser com os estudos, enfim, gente que sempre teve uma vida duríssima. Essas pessoas poderiam ter se tornado criminosos. Poderiam ter resolvido roubar o que outros se sacrificaram tanto para ter, fosse um carro, dinheiro ou uma vida tranquila.
No entanto, essas pessoas optaram por um outro tipo de vida. Uma vida onde ainda teriam que trabalhar muito e que já sabiam que não seria fácil. Mas também seria uma vida onde viveriam da maneira mais honesta possível, sem tirar nada de ninguém; onde tudo que teriam seria fruto de seu próprio esforço. Além disso, se eles não sabiam na época a essa altura já perceberam que essa foi a melhor opção não apenas para eles, como também para seus filhos, os quais têm tido uma vida bem melhor do que a dos pais. Essas pessoas nunca se tornaram (e provavelmente nunca se tornarão) ricas, mas têm a tranquilidade de se deitar à noite sabendo que fizeram a coisa certa. Todo o progresso que essas pessoas fizeram foi por mérito próprio, porque elas se esforçaram para chegar onde estão. Todos continuam trabalhando muito e ninguém tem "vida fácil". Porém suas vidas são muito melhores do que seriam se tivessem ido pelo outro caminho. Sem contar o exemplo que dão a seus filhos de como, não importa o que aconteça, nós sempre temos opção e que a melhor opção é ser honesto. Essas pessoas são a minha família e eu me orgulho muito deles, assim como me sinto feliz por ter tido a sorte de ser criada por eles.

5 comentários:

  1. Mais que tudo, ver essa maturidade é a maior bem aventurança para qualquer pai e mãe.
    P.S.: estou seguindo no meu blog.
    Orguio da mãe! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Aqui, cabeçona:

    http://srodriguesliberalateia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente uma base familiar é importante pra mostrar a uma criança como alcançar seus objetivos e viver uma vida honesta. Não sei muito como dizer, minha família tinha princípios que não se encaixam nos corres atuais da sociedade, pois nem o estudo era uma prioridade, mas foi por intermédio deles que tenho minha personalidade e minha vontade de lutar pelo que (meu objetivos na vida) e por quem acredito (as pessoas que amo).

    ResponderExcluir
  4. Sim, sim! O importante é receber certos valores da família que dificilmente nos serão ensinados por terceiros, e quando forem, não será feito de maneira tão cuidadosa e amorosa.

    ResponderExcluir